You are here: Home » Dicas » Custom ROMs Android – CyanogenMod x MIUI

Custom ROMs Android – CyanogenMod x MIUI

Custom ROM - Cyanogenmod x MIUI Brasil

Esse é um Guest Post de Matheus Bittencourt, ele é um dos responsáveis pelo Projeto de Tradução da MIUIBrasil http://miuibrasil.net – Acompanhe o MIUIBrasil também no Twitter @miuibrasil

(Nota do Autor) Este post foi criado baseado nas últimas versões disponíveis de ambos os sistemas (CM7 / MIUI 1.8.19)

ROMS de qualidade para a plataforma Android são coisas raras de se ver, ainda mais em um sistema de código aberto, onde qualquer um com conhecimento tem o poder de modificar o que quiser em sua ROM (desde que se possua o código fonte, como as ROMs AOSP). Atualmente, existme inúmeras custom ROMs para um número enorme de dispositivos, assim como o número massivo de desenvolvedores por trás da Custom ROM.

Mas não se engane: muitos desenvolvedores nem sempre fazem com que a qualidade de determinada ROM seja melhor, ou mais rápida. Na maioria das vezes, os desenvolvedores baseiam suas ROMs em um “dump” de um sistema original, modificam alguns aspectos da ROM, alteram o kernel, inserem algumas melhorias, e nomeiam a rom como “sua” sem trazer muita coisa relevante para a ROM customizada.

Este não é o caso das ROMS que iremos comparar hoje. A ROM CyanogenMod é uma velha conhecida da comunidade Android, possuindo uma grande variedade de smartphones (e até mesmo tablets) suportados. Já a ROM MIUI, mais recente, vem ganhando espaço cada vez maior na mídia especializada ao redor do mundo.

A CyanogenMod, idealizada por Steve Kondik e mantida por ele e usuários ao redor do mundo, é totalmente open-source, possui uma taxa de confiança altíssima (ou seja, raramente lhe dará dores de cabeça), possui um mínimo de efeitos visuais, para melhorar o desempenho e diminuir o consumo de bateria, e algumas modificações e melhorias que qualquer usuário com conhecimento moderado pode tirar bom proveito para alcançar o máximo potencial de seu telefone.

  • Faça um Test Drive no CyanogenMod antes de Instalar

A MIUI ROM, é uma modificação Android de código fechado (até o momento), idealizada pela empresa Xiaomi. Possui um belo visual, parecido com o do iOS, sem deixar suas raízes no Android de lado. Combina muitas funções que as ROMS AOSP não possuem, e, mesmo sendo um sistema atualmente fechado, é mantido por desenvolvedores empenhados em manter a ROM em seu melhor, provendo atualizações semanais para todos os aparelhos que a ROM suporta.

Abaixo, temos os principais recursos de cada Custom ROM…

CyanogenMod

  • Baseada no código-fonte AOSP android;
  • Configurações estendidas para praticamente todas as funções do telefone;
  • Modo de navegação privada, onde o histórico de seus acessos não são guardados no telefone;
  • Sistema de equalização sonora;
  • Preza velocidade e estabilidade;
  • Personalização da interface do usuário (UI), permitindo alteração de ícones de sistema, de programas, efeitos de animação, paleta de cores, entre outros;
  • Sistema de reconhecimento de gestos na lockscreen (tela de bloqueio);
  • Criada, mantida e atualizada por desenvolvedores android de todo o mundo;
  • Código-fonte aberto;
  • Suporte a inúmeros aparelhos de diferentes fabricantes, com configurações distintas;

MIUI ROM

  • Baseada no código-fonte da CyanogenMod + AOSP Android;
  • Configurações simplificadas e intuitivas para facilitar a utilização por qualquer tipo de usuário;
  • Modo de privacidade embutido, onde o usuário pode bloquear aplicativos, acesso a partes do sistema, cache do navegador, entre outros;
  • Sistema de equalização sonora embutida no aplicativo de música;
  • Homescreen (tela inicial) semelhante ao iOS – não há uma tela especifica para aplicativos, o launcher padrão insere os aplicativos Diretamente na tela inicial do aparelho;
  • Personalização completa da interface do usuário, permitindo a alteração de todos os elementos gráficos do sistema;
  • Discador do sistema com suporte a Smart-Dialing (T9);
  • Aplicativos redesenhados para completa integração com o sistema;
  • Gerenciador de arquivos embutido, com suporte nativo a transferência de arquivos sem fio;
  • Suporte da ROM MIUI limitado para poucos aparelhos Android.

A CyanogenMod, por ser baseada diretamente nos códigos AOSP liberados pelo Google, mantém as características principais da interface do sistema, enquanto a MIUI opta por um visual mais refinado (mesmo sendo parecido com o iOS, da Apple).

  • Criador do CyanogenMod é contratado pela Samsung
  • Samsung presenteia desenvolvedor do CyanogenMod com um Galaxy S II

As configurações estendidas são um ponto forte para entusiastas e usuários que querem configurar toda e qualquer função do telefone às suas necessidades. A ROM MIUI possui as configurações padrão de um sistema android, não possuindo muitas configurações extras (mesmo que existam patches que possam ser aplicados para se utilizar as configurações estendidas na MIUI.

Os desenvolvedores da ROM optam pela simplicidade e facilidade de uso, para que todos os usuários com qualquer nivel de conhecimento possam alterar as configurações do telefone sem impedir seu funcionamento.

Enquanto a ROM CyanogenMod possui o modo incognito para navegação privada, na MIUI você pode personalizar os aspectos de privacidade que deseja em seu telefone, desde ocultar aplicativos a bloquea-los completamente, solicitando uma senha quando o usuário tenta acessa-los. Além disso, o telefone possui um modo de privacidade, onde você ao ativa-lo, bloqueia os recursos mais importantes de seu aparelho (como galeria, acesso ao Cartão SD e mensagens), permitindo que seu aparelho seja utilizado por terceiros sem medo de acessarem conteúdos que não deveriam acessar.

A ROM CyanogenMod possui um aplicativo próprio para equalização sonora, que até julho também era utilizado pela MIUI. Após este período, o equalizador na ROM foi inserido nativamente no reprodutor de músicas. O suporte a temas em ambas as ROMS é excelente, permitindo que o usuário controle o visual de seu aparelho de acordo com o seu gosto pessoal.

Tanto a MIUI quanto a CyanogenMod possuem suporte a gestos em diferentes partes do aparelho.

A portabilidade da ROM CyanogenMod para vários aparelhos é feita de forma relativamente fácil, tendo em vista que o sistema possui código aberto, e os usuários podem compilar o sistema por si só e/ou alterarem o código para sua melor utilização em qualquer aparelho onde a portabilidade seja bem aceita.

Como a ROM MIUI não possui o código disponivel para o publico, o suporte a portabilidade de aparelhos é bastante reduzida, sendo somente possível em aparelhos que tenham resolução de tela alta e hardware semelhante ao utilizado nas ROMs oficiais disponibilizadas pela equipe MIUI.

Por ser uma ROM que esbanja recursos gráficos, aparelhos com pouca memória e/ou aceleração 2D/3D insuficiente, alguns aparelhos podem sofrer de lentidão devido ao uso de memória RAM pelo sistema operacional do aparelho. Neste aspecto, a Cyanogen é mais “limpa” consumindo apenas o necessário de memória para o sistema funcionar corretamente.

O suporte nativo ao Smart Dialing é um aspecto da MIUI que falta em praticamente qualquer versão android existente no mercado. Com o Smart Dialing, seus contatos são filtrados por frequencia de uso, através de pesquisa instantanea dos numeros presentes em sua agenda telefonica, etc.

Mesmo que a CyanogenMod preze velocidade e estabilidade, não podemos deixar de comentar sobre este aspecto da ROM MIUI. Atualmente, ela é desenvolvida em duas versões distintas: a versão estável é liberada mensalmente, mantendo uma boa velocidade e a menor quantidade de bugs possíveis no sistema, enquanto a versão de desenvolvimento é atualizada semanalmente, adicionando novos recursos e corrigindo problemas rapidamente de acordo com o feedback dos usuários de sua comunidade oficial e através de feedbacks de seus fan-sites certificados.

No fim das contas, a escolha entre as duas ROMS sempre deverá ser feita após o usuário testar ambas, para sentir as diferenças, ver os aspectos que lhe agradam e desagradam. Sendo desenvolvedor e tradutor da MIUI, recomendo a ROM de olhos fechados para qualquer um que queira (e tenha um aparelho suportado) testa-la que o faça sem medos.

Mas não tiro os créditos da CyanogenMod, que foi a pioneira no mercado de Custom ROMs, e até hoje atinge a maior fatia de usuários que buscam por um pouco mais de “vida” aos seus aparelhos quando as fabricantes não disponibilizam atualizações para seus produtos.

Para conhecer mais detalhes sobre a ROM CyanogenMod, acesse o site oficial do projeto, em http://cyanogenmod.com
Para conhecer a ROM MIUI e o Projeto de Tradução da MIUIBrasil, acesse http://miuibrasil.net

==>> Participe do Grupo Whatsapp de Cupons de Desconto

Tem faculdade de Administração de empresas e Ciência da Computação, largou tudo para ajudar as pessoas sobre o sistema android.

18 Comments

  1. E a diferença entre a MIUI e a Galnet MIUI ?

  2. Muito bom o post MESMO! parabéns

  3. Faltou uma coisa: Consumo de bateria. Qual a melhor? Pela descrissão seria a CyanogenMod, estou certo?

  4. tenho um galaxy 5 e queria instalar uma custom rom, qual a mais indicada?

  5. Excelente Post, a tempos estava esperando algo deste tipo! É ótima para que os usuários tenham um norte ao pensar na alteração de sua ROM. 
    Mais conforme descrito no post, é bom testar ambas primeiro para depois definir qual a melhor se enquadra no perfil do usuário! Testei as duas, atualmente estou utilizando a MIUI, mais estou voltarei para a Cyanogen, pois acho que se enquadra mais com minha usabilidade e na minha opinião é de mais fácil e objetivo manuseio.

    Parabéns!!!

  6. Diego, quero MUITO instalar a MIUI no meu SGS i9000B mas até agora não consegui um tutorial para isto. Podes me disponibilizar algum?

  7. Recentemente adquiri um Motorola Defy, que veio com a ROM porca da Motorola, na versão 2.1. Confesso que cheguei a me arrepender da compra. Atualizei logo para a versão 2.2 mas, mesmo assim, ainda não fiquei absolutamente satisfeito com o produto.

    Foi aí que sai em busca de uma ROM custom e, graças a um post aqui do blog, conheci a MIUI. Instalei na hora e após o primeiro boot foi que eu pude dizer: agora sim tou satisfeito com o Defy.

  8. Acho a MIUI muito bonita e rapida , mas com a cara do Iphone , aí pra mim não rola sem contar que ela  engole minha bateria no Defy , já a CM7 está excelente estou curtindo muito com overclock a 1000mhz meu Defy está voando e durando a bateria!!!

  9. Alguem tem um link com tutoriais de como instalar essas custons?

  10. Testei as 2 no Meu GS2 e posso falar: A MIUI, por enquanto, ta muito melhor. Além de ser muito mais bonita, as configurações são muito mais bem dispostas, dando mais opções para configurar o GPS por exemplo. Pro cara que disse que ela tem a cara do Iphone, basta usar um outro launcher ué…simples…eu uso o launcher pro.

  11. Perfeito !
    Sou uns dos novatos no Android. Uma hora eu crio coragem e instalo o CtanogemMod no meu Galaxy S 4G.
    Obrigado

  12. Uso a Cyanogen e acho bem mais prático, e o visual é bem mais original (do Android), sem falar da economia da bateria

  13. gostaria de um tuto para instalar no htc desire no site não tem

  14. como não caro amigo Mestre Android ???? kkkkkkkkk isso pq é mestre …. hauhauha
    se nos sites dos mesmo existem versões para o HTC Desire !!!!!

    • Realmente, eu cometi um equívoco, mas se você sabia que o HTC Desire era suportado pelas Custom ROMs, por que se deu ao trabalho de vir aqui perguntar?!

  15. Detalhe achei um tuto e instalei ambas, porem não curti muito as 2 e estou atualmente com a Oxygen que é bem leve e rápida também

  16. ALGUÉM SABE SE EXISTE ALGUMA CUSTOM ROM PARA O LG OPTIMUS F5???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *