You are here: Home » Aplicativos » Como fazer Screenshots no Android Sem Root

Como fazer Screenshots no Android Sem Root

Android ScreenshotHoje quero publicar um dica muito interessante e útil para os usuários Android. É muito comum acessar blogs de usuários ou desenvolvedores e encontrar diversas Screenshots ( Capturas de Tela ) do Sistema Android.

Essas capturas visam apresentar Customizações, Configurações ou qualquer situação que seja necessário utilizar em um tutorial, por exemplo.

Infelizmente um processo tão simples não é tão fácil, pois é necessário Habilitar o Usuário Root (Nas versões do Android anteriores à 2.3) e depois escolher um aplicativo que faça os screenshots, no meu caso, uso sempre o ShootMe para ilustrar as telas do meu smartphone ou de outros quando faço um Review.

Mas existe uma solução que nos permite fazer screenshots de qualquer dispositivo e versão do Android, vamos lá…

Vou assumir que a maioria dos usuários usam Windows, mas os procedimentos não são muito diferentes no Linux ou Mac.

  • Faça o Download do Android SDK de acordo com o Sistema Operacional.
  • Instale o Android SDK.

Depois de Instalar o Android SDK você já realizou a parte mais demorada, agora tudo será mais simples.

1. Conecte o smartphone no computador via cabo USB(Alguns usuários recomendam que deixa o smartphone em modo Debug/Depuração USB) e inicie a ferramenta DDMs. No Windows, acesse a pasta onde descompactouinstalou o Android, depois abra a pasta Tools e execute o ddms.bat conforme a figura abaixo.

DDMS Android SDK

2. Quando o aplicativo DDMs abrir, selecione o dispositivo que deseja fazer os screenshots, depois acesse o menu Device > Screen capture.

DDMS Screenshot

3. Você verá a tela atual do seu Android e cada vez que você quiser outra tela, é só mudar no smartphone, depois apertar o botão Refresh e na sequência o botão Save, a imagem será salva no formato PNG de alta qualidade.

DDMS Screen Capture

Já testei em vários dispositivos e versões diferentes do Android (Mesmo as mais customizadas pelos fabricantes), funcinou em todas e com certeza funcionará com você!

Dúvidas, críticas ou sugestões? Faça um comentário!

==>> Participe do Grupo Whatsapp de Cupons de Desconto

Tem faculdade de Administração de empresas e Ciência da Computação, largou tudo para ajudar as pessoas sobre o sistema android.

22 Comments

  1. òtima dica!
    Sugestão: Coloque a opção “imprimir” nos posts, pois assim fica mais “amigável” para gerar PDFs dos posts =]

  2. Aqui não funcionou. Tentei dos dois jeitos (com e sem o Usb debugging). Nexus S 2.3.4. Já tenho o SDK instalado e funcionando há muito tempo. Quando conecto o Nexus S e abro o DDMS ele não aparece lá… 🙁

  3. Tenho Android 2.2 não rooteado da Tim e não é necessária esta labuta toda… Basta segura a tecla  “voltar” e depois apertar em “home”. Pronto, screen feito.

    • Eu não consegui tirar screenshoot teclando  “voltar” e depois apertar em “home”.Meu Android é 2.2 🙁

    • Eu não consegui tirar screenshoot teclando  “voltar” e depois apertar em “home”.Meu Android é 2.2 🙁

  4. O amigo ai já disse tudo.. a partir da versão 2.2 do android é possível tirar um screenshoot utlizando as teclas VOLTAR+HOME. As imagens automaticamente aparecem na galeria.

    • Rafel, obrigado pela informação, realmente testei o atalho e funcionou perfeitamente. Mas a dica ainda é válida para Androids com versão anterior ao 2.2!

  5. No meu Nexus S 2.3.4 unrooted definitivamente não adianta clicar Volar + Home. Não vejo nenhuma screenshot na galeria 🙁

  6. Aqui não identifica o celular =/

    Motorola Defy, Android 2.2.1

  7. Cara …no LG Optimus 3D tbm nao funfa ….. ja tenho a sdk ha muito tempo ..e quando abro o DDMS nao aparece o aparelho lá …
    em compensação funfou em outros aparelhos com root permission …ctz q nao repcisa de root ?

    • Já instalaou os drivers do LG Optimus 3D no PC?

  8. Funcionou perfeitamente usando HTC Desire. Na primeira vez que utilizei o Android SDK tava tendo problema para ele reconhecer meu aparelho, então tive que instalar o HTC Sync e tudo funcionou direitinho.

  9. pessimo!

  10. pessimo!

  11. ñ aprovo

  12. ñ aprovo

  13. Falae galera, fiz o procedimento e funcionou no meu O2X depois de habilitar a depuração USB e instalar os drivers. Show!

  14. Pára com isso né, cara? Bacharel, dono de blog e blablabla e não sabe a dica mais simples para se tirar screenshots em Androids?!

    Se liga: Botão home e depois botão de desligar. TCHARAN! :p

    • Pf, essa dica nao funciona em todos os celulares e a dica dele foi extremamente util.

  15. não conseguir fazer o screen baixei e instalei tudo certinho mas ele não apareçe o celular o que eu faço???

  16. Meu meu Motorola Defy tb não funciona, ele não é reconhecido quando abro o MMDS, o SDK reconhece instala normalmente.. reinstalei o driver e nada..

  17. Sabe se possui algum aplicativo deste genero para a gravação da tela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *